top of page
FAEFI 2_edited_edited.jpg

​Nossa História

  Criado em 1979, instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias n° 3.385/2005, n° 1.632/2006, n° 1.046/2007, n° 591/2009, n° 975/2010 e n° 976/2010, o Programa de Educação Tutorial (PET) foi idealizado em um contexto de grande expansão dos cursos de Nível Superior no país que, todavia, não apresentavam padrões de qualidade satisfatórios. O PET é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET organiza-se academicamente a partir de formações em nível de graduação, mediante a constituição de grupos de estudantes, sob a orientação de um(a) professor(a) tutor(a). As atividades extracurriculares que compõem o programa visam garantir aos alunos a oportunidade de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, promovendo a formação acadêmica global de qualidade, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de Pós-Graduação e de Extensão. 

   Administrado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), o Programa de Educação Tutorial conta com cerca de 700 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. Cada grupo possui 12 alunos bolsistas, além de alunos não bolsistas, totalizando mais de 10.000 integrantes.

   O Programa de Educação Tutorial tem os seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

Visite a página oficial do PET no site do Ministério da Educação, clicando aqui. Saiba mais também no nosso manual do pet, disponibilizado abaixo:

pet_edited.jpg
bottom of page